quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O que é PATOLOGIA?

PATO : sofrimento  LOGIA : estudo


A patologia estuda as alterações produzidas no organismo (órgãos, tecidos e sistemas) que resultam na doença, os locais onde estas alterações ocorrem, as causas dos sinais manifestados e ainda a assistência clínica. Por ter este significado, muitas vezes o termo patologia é também usada como sinônimo de doença, o que não é correto.
Toda doença tem causas e mecanismos que produzem alterações moleculares nos tecidos, e alterações no organismo produzindo sinais e sintomas, que são englobados nos quatro ramos da patologia que são:
Causa:  Existem dois fatores que podem causar a doença: genéticos ou adquiridos. As causas genéticas estão diretamente ligadas a fatores ambientais, já as causas adquiridas estão relacionadas a qualidade de vida.
Patogenia: Continuidade de eventosna resposta das células dos agentes etiológicos a partir do estímulo inicial até a expressão da doença.
Alterações Morfológicas: Alte.rações estruturais nas células que são características da doença e que levam ao diagnóstico do processo etiológico. A patologia diagnóstica  se dedica a natureza e a progressão das doenças por meio do estudo de alterações morfológicas nos tecidos e de alterações químicas no paciente.
Manifestações Clínicas: As alterações morfológicas e suas alterações nos diversos órgãos ou tecidos, determina os sinais e sintomas de uma determinada doença. São as manifestações clínicas que podem ser visualizadas microscopicamente.


Um comentário:

  1. MUITO DIFÍCIL DE ENTENDER, PRA QUE COLOCAR A COR DA LETRA PRETA SE O FUNDO É QUASE PRETO? ISSO É O BÁSICO DO BÁSICO, NOTA 0

    ResponderExcluir